História

A paixão da família Garbin Obino pelo azeite de oliva extra virgem nasceu nas viagens para o Mediterrâneo. O frescor, picância e amargor de azeites provados na Sardenha, Puglia, Sicília, Toscana, Grécia, Croácia e Espanha encantavam o casal Ana e Flávio e seus filhos. Por muito tempo ouviram que o Brasil era inapropriado para a cultura das oliveiras. O sucesso dos azeites uruguaios lançava um desafio: se eles, tão perto, produzem azeites de qualidade, por que não podemos fazer?

Na abertura da colheita gaúcha de 2016 conheceram os olivais da Tecnoplanta em Sentinela do Sul e seus azeites. O koroneiki se destacava e serviu como incentivo. O olival ficava há dez quilômetros em linha reta da propriedade da família no mesmo município.

Com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, através do agrônomo Paulo Lipp, e de técnicos da Tecnoplanta, resolveram plantar no Haras Capela de Santana (100 km de Porto Alegre em direção ao Sul do estado) 800 mudas de frantoio, koroneiki, picual e arbequina em uma área de aproximadamente 3 hectares.

A partir desta decisão visitaram produtores uruguaios, estiveram em Kritsa (Creta), na África do Sul, na zona de produção dos melhores azeites sicilianos e sardos, e na região de Jaen na Espanha em busca de conhecimento e inspiração.

Dois anos e meio depois, no verão de 2019, as plantas produziram precocemente. Foram colhidas, ainda verdes, as primeiras azeitonas e produzido um blend natural (terroir único), muito intenso, picante e amargo. O que parecia um sonho muito distante era agora realidade. O olival foi aumentado, com incorporação da variedade coratina, e hoje são duas mil plantas em uma área de 7 hectares em Sentinela do Sul.

Em 2021 pequenas partilhas da reserva da família do azeite Capela de Santana serão comercializadas. Para 2023 o projeto prevê a construção de um lagar próprio, sem perder de vista a característica de pequena produção altamente selecionada.

Os olivais, o azeite, como sempre foram os cavalos  puro sangue inglês da nossa criação, são parte de nós.

FALE CONOSCO

Utilize o formulário ao lado para falar conosco sobre dúvidas, informações sobre o cultivo das oliveiras, nosso azeite e qualquer outro assunto que desejar.