Informativo Número 187

Capela, Casablanca & Cia
Informativo nº 187

Leia nesta edição:
  • 26/06 – Haras Capela de Santana vence estatística da nova geração no Cristal
  • 26/06 – Rocky Fon foi segundo no GP Taça de Cristal
  • 26/06 – Estreia de Rubiana e reaparecimento de Reloco Lô foram os destaques nas provas comuns
  • 26/06 – Riomaggiore reaparece no Clássico Corejada
  • 26/06 – Rei Vi e Renight buscam primeira vitória clássica no Cristal
  • 25/06 – Filhos de Verrazano brilham no mês de junho

26/06 – Haras Capela de Santana vence estatística da nova geração no Cristal

A temporada 2020/2021 do Hipódromo do Cristal foi finalizada na última quinta feira e conhecidos os vencedores das estatísticas locais.

O Haras Capela de Santana foi o vencedor da estatística da nova geração tanto por prêmios, como por vitórias, garantindo o tri-campeonato para o modelar haras de Sentinela do Sul. Na estatística geral de criadores ficou com a segunda colocação em prêmios (vencedor foi o Stud Itaara) e em terceiro por vitórias (atrás dos haras Celcape e Alves Teixeira).

As vitórias acumuladas na temporada pelos Studs Casablanca, Vicente Garbin Obino e Quattro Mori foram 14 o que garantiria o terceiro lugar entre os proprietários.

Destaque também para o reprodutor Tokay que finalizou em quinto entre os reprodutores da nova geração e em sexto na estatística geral de reprodutores a frente de sementais como Drosselmeyer, Agnes Gold, Kodiak Kowboy, Put It Back, Wired Bryan e Redattore, dentre outros.

 

26/06 – Rocky Fon foi segundo no GP Taça de Cristal

O GP Taça de Cristal (Listed Race), terceira prova da tríplice coroa juvenil, e a principal prova para os produtos de dois anos realizada no sul do país, foi disputada na última quinta-feira no Hipódromo do Cristal. Os ganhadores das duas primeiras etapas – Glory War e Rocky Fon – entraram na pista como os mais cotados para a disputa.

Dada a largada, Renight (Tokay e Flecha Azurra, por Confidential Talk, de criação do Haras Capela de Santana e propriedade do Stud Casablanca), fazendo as vezes de faixa, saltou na frente, sendo perseguido por Olympic Linkedin que o ultrapassou, Glory War e Don Cambay corriam a seguir, com Rocky Fon na última colocação no lote de dez potros. No final da curva Glory War foi acionado por seu piloto e assumiu de golpe a primeira colocação e entrou na reta com dois corpos sobre Renight que já tinha ao seu lado Don Cambay e seu companheiro Rocky Fon. Durante toda a reta Rocky Fon (Eeyofthetiger e  Versília, por Shudanz de criação do Haras Capela de Santana e propriedade do Stud Casablanca) tentou diminuir a diferença que o separava de Glory War, mas sem sucesso. No disco a diferença foi de aproximadamente cinco corpos, chegando o terceiro colocado a mais de oito corpos de Rocky Fon. O tempo do ganhador foi excelente – 1m42s50 – mais de dois segundos melhor do que o registrado pelas fêmeas na outra Taça.

Assista ao Grande Prêmio no replay https://youtu.be/HAm9GtaAVzc

26/06 – Estreia de Rubiana e reaparecimento de Reloco Lô foram os destaques nas provas comuns

A dois anos Rubiana (Drosselmeyer e Oahu, por Quick Road, de criação do Haras Capela de Santana e propriedade do Stud Casablanca) fez excelente corrida de estreia. Ainda bastante verde foi inscrita sem compromisso de vitória, mas na pista a raçuda alazã mostrou que será uma excelente corredora finalizando em segundo lugar, tendo dado impressão de vitória em toda a reta final, em páreo vencido por Gota Boa em 1.200 metros. Mesmo na redução de distância (1.000 metros) Rubiana volta a correr no próximo dia 1º de julho em eliminatória dos três anos no Cristal.

Reloco Lô foi outro potro da nova geração a finalizar em segundo lugar em eliminatória dos dois anos no Cristal. Corrido no pelotão intermediário enquanto seu companheiro Rick’s Bar perseguia o favorito Siga El Corso, avançou forte na reta final, mas teve que se contentar com a segunda colocação. Rick’s Bar (Tokay) foi o quarto colocado. Reloco Lô (Tokay e Yes Grêmio, por Exile King, de criação do Haras Capela de Santana e propriedade do Stud Casablanca) é outro que volta a correr no dia 1º de julho tendo contra si a redução da distância (1.000 metros).

Nas demais provas comuns o faturador Quattromori (Tokay) foi terceiro no Cristal e Rabiosa (Koeller) quarto em Cidade Jardim.

26/06 – Riomaggiore reaparece no Clássico Corejada

A temporada 2021/2022 inicia na próxima quinta-feira no Cristal com duas provas clássicas reservadas para a nova geração. O Clássico Corejada, reservado para fêmeas em 1.100 metros, recebeu a inscrição de seis potrancas, mas apenas cinco entrarão em pista (parelha inscrita na condicional). A prova tem um campo bastante parelho e contará o reaparecimento de Riomaggiore (Tokay e Preciosidade, por Crimson Tide, de criação do Haras Capela de Santana e propriedade do Stud Casablanca). Depois de boa vitória no retão de 700 metros enfrentou contratempos o que a alijou da disputa da tríplice coroa juvenil. Mesmo não estando no último furo, reaparece tentando sua primeira vitória clássica em prova com o campo bastante parelho. Juguetería que impressionou em sua estreia no Cristal, esteve na Gávea onde decepcionou. Regal Venus venceu aos esbarros na sua estreia, Bealifull-Dollar depois de ser derrotada por Riomaggiore retornou com vitória. Ida Y Frida ainda é perdedora.

26/06 – Rei Vi e Renight buscam primeira vitória clássica no Cristal

Entre os potros o equilíbrio também está presente na disputa do Clássico Romo Ferte, em 1.100 metros. Apenas cinco potros foram inscritos. A parelha do Haras Capela de Santana/Stud Casablanca é formada por Rei Vi (Tokay e  Estrela Mágica, por First American) e Renight (Tokay e Flecha Azurra, por Confidential Talk). Rei Vi impressionou em sua corrida de estreia e Renight teve participação ativa no GP Taça de Cristal. Cliche Light, Good Samaritan e Olympic Petrus completam o campo da prova clássica.

25/06 – Filhos de Verrazano brilham no mês de junho

Os filhos do reprodutor americano Verrazano (More Than Ready e Enchanted Rock, por Giant’s Causeway), pertencente a um consórcio de criadores integrado pelo Haras Capela de Santana, brilharam no mês de junho nos mais variados países.

Noble Guy (mãe por Broken Vow/Unbridled) venceu o LXXV Gran Premio Nacional (G2) primeira prova da tríplice coroa mexicana. Superium (mãe por Al Maher/Danehill) ganhou na Austrália o BCR Hinkler H. (LR). No Chile La Candonga (mãe por Empire Marker/Ubridled) venceu o Clasico Carlos Allende Navarro (G3) e Todo Fino (Mãe Scat Daddy) o Clássico Condicional. Em Porto Rico, Precise Dancer (mãe por Birdstone/Unbridled) manteve-se invicto vencendo o Clássico Bold Forbes (G2).

A principal vitória, contudo, foi obtida por Misia Nena (mãe por Smarty Jones/Elusive Quality) que venceu, com muita autoridade, o GP Tanteo de Potrancas, prova de Grupo 1, em 1.500 metros na areia, primeira prova da tríplice coroa do Hipódromo do Chile. Assista a vitória no replay https://www.youtube.com/watch?v=E_VYo4fMeik. Misia Nena é 3×3 em Southern Halo, mesmo nick tentado pelo Haras Capela de Santana com a reprodutora Oahu na última temporada e que ficou vazia. Na presente estação a ganhadora do Diana gaúcho e recordista no Cristal será mais uma vez padreada por Verrazano.

A geração 2020 do Haras Capela de Santana conta com dois filhos de Verrazano. Temido Lô (Preciosidad, por Crimson Tide) e Tattoine (Olympic Beijing, por Redattore). Na temporada 2021 são três as éguas prenhes: Pontallmagne (por King Charlemagne, mãe da craque Muguruza), Flecha Azurra (Confidential Talk) e a ganhadora clássica No La Quieras (First American).